Hoje completam-se 25 anos do terrível desastre nuclear ocorrido na cidade Chernobyl(Чорнобиль, trans. Tchornobil') na Ucrânia, próximo a fronteira com a Bielorrússia. Onde uma explosão espalhou uma grande nuvem radioativa na região, contaminando tudo que estava à sua volta.
Por volta dos anos 70 foi construída na região, pela extinta União Soviética, uma central nuclear. Em 26 de Abril de 1986 um dos reatores centrais de Chernobyl, possivelmente devido a falha na execução de normas internacionais de segurança, explodiu liberando uma nuvem de radiação, a qual continha 400 vezes mais radiação que a bomba atômica de Hiroshima no Japão. A União Soviética tentou esconder o fato mas não obteve êxito devido as proporções tomadas pelo desastre . Vinte e cinco anos após o desastre nuclear de Chernobyl, vemos mais um incidente envolvendo uma usina nuclear, agora no Japão, provocado por uma série de eventos naturais - a saber, terremoto seguido de tsunami - guardadas as proporções e diferenças, percebemos então que tais usinas não são tão seguras quanto se é afirmado e um estudo maior é necessário.
Assim em decorrência dos fatos, lembranças sombrias da época de Chernobyl acabam por vir a mente das pessoas e aos noticiários devido ao incidente ocorrido no Japão, guardado as diferenças entre ambos o fatos ocorridos, percebemos o risco que tais usinas representam e que apesar de todos os avanços persistem.
Mais infos:
1. Cientista alerta para aumento da radioatividade, Data: 26 de Abril, 2002
2. OMS Contesta Greenpeace sobre Chernobyl, Data: 18 de Abril, 2006
3. Ucrânia faz um minuto de silêncio por Chernobyl, Data: 26 de Abril, 2006
5. No more Chernobyls, 2011
No comments:
Post a Comment