Sunday, October 02, 2011

Da Elegância Plus Size a Rebeldia ao estilo punk - Superando Preconceitos

Os padrões e modelos de comportamento, entre outros, em nossa sociedade sempre foram contestados e só mudados após muita luta e rebeldia. Muito felismente estas mudanças ocorrem, mesmo que de forma lenta e gradativa. Mas ainda sim vemos em nossa sociedade determinados padrões tanto de beleza como de comportamento ainda serem incentivados e enaltecidos por muitos. Mesmo com o surgimento de diversos movimentos que lutam para derrubar este modelo social vigente baseado unicamente no consumo.
Lembro-me em minha época de colégio que minha professora de História costumava dizer que "nossa sociedade, hoje em dia, valorizava muito mais o 'ter' do que o 'ser'.". Hoje somos sufocados por este sistema e obrigados a seguir todos estes padrões propostos por uma elite minoritária que resolveu auto delegar-se a responsabilidade de definir o que está ou não na moda - e entendo por moda coisas que vão além do universo das roupas e acessórios, e inclua a música, o comportamento, os filmes, e etc - sem importar-se e sem levar em consideração questões e valores éticos e morais.
Podemos citar exemplos dessa luta para derrubada do preconceito e da opressão como Marting Luther King, Mahatma Gandhi. Além de movimentos feministas - em diversos países, como o ucraniano Femen. Além de um nome muito importante neste cenário como o da senhora Maria da Penha, cujo nome e luta deu origem a uma lei  aqui em nosso país - em sua luta contra o sexismo e a violência.
Antes que muitos se perguntem e questionem o que isso tem haver com "plus size", eu digo que está sutil relação e paralelo que faço aqui para trazer uma visão mais geral e abrangente acerca da questão, é afim de mostrar como o povo é oprimido e sufocado pelo "sistema"  para encaixarem-se em um modelo e manterem-se submissos ao mesmo.
O termo "plus size" (em tradução livre seria algo como "tamanho maior" ou "tamanho extra") é muito usado para designar tamanhos maiores que os tamanhos tidos como padrões pela moda, que fogem a realidade em geral, surgi apartir disso um espaço e cria-se um novo cenário onde não necessariamente precisaria-se ser muito magra para ser modelo além de beneficiar a maioria que não se encaixa no "padrão". Mas ainda as pessoas que estão acima do peso, por assim dizer, os/as gordinhos/as são descriminados. Tenho visto relatos em diversos blogs disto além de que quando saimos nas ruas vemos as pessoas serem alvo de piadas e comentários ridiculos só por não se encaixarem no que a sociedade quer.
Conclui-se que mundanças e quebras de paradigmas só ocorrem após muita luta, e como vemos ao longo da história, o povo só faz valer e ser respeitados seus direitos após unirem-se nesta luta chocando-se contra o sistema e obrigando-o a mudar. Este paralelo entre moda, comportamento e política serve para termos uma visão maior sobre a questão e atual situação no mundo, contestando este sistema fazendo nos questiornar-lo.


 Abaixo agumas fotos de modelos plus size.


 
Font: http://curvesaresexytoo.tumblr.com/ 
http://stepsofthepast.tumblr.com/







Um de meus desenhos

Desenho feito partir de foto de Valerie.


Links(os que quizerem compartilhar links sobre, podem posta-los em seus comentários.):
http://www.gmaravilhosas.com/

(Espresso minha solidariedade a todos grupos alvos de discriminação e preconceito. Lembre-se preconceito e discriminação é crime além de significarem um verdadeiro atraso a humanidade por não permitir o aprendizado com o diferente e assim a propagação do conhecimento. Todos e quaisquer ser humano deve ter seus direitos respeitados e assegurados.)

No comments:

Post a Comment